Globalmente, verifica-se um aumento da desconfiança que está a moldar dinamicamente as culturas, à medida que o mundo pergunta: 'Qual é a base da confiança?'
Relacionamentos marcados pela confiança são fundamentais tanto para uma sociedade saudável como para contextos que conduzem ao testemunho do Evangelho que ultrapassa fronteiras.
Quando indivíduos globais foram apresentados a um líder religioso e a um cientista transmitindo a mesma mensagem, a grande maioria do mundo considerou o cientista mais credível do que o líder religioso.
Num inquérito a 1.500 líderes cristãos globais que perguntaram sobre a influência da igreja na sua região, os resultados apontam esmagadoramente para a falta de influência da igreja na cultura global.
Este mosaico mediático em constante mudança tem uma forte influência na forma como vivenciamos o significado e o companheirismo, e na forma como percebemos a verdade e a confiança.
Não podemos ignorar o papel fundamental do visual na produção de afeto (emoção que leva a uma resposta física ou mental) que resulta em desconfiança ou validação da verdade.
As reivindicações de verdade do Cristianismo em particular foram desafiadas por vários desenvolvimentos que provavelmente afectarão a Grande Comissão e a Igreja entre agora e 2050.